Sobre

irmãs alcantara

A EMPRESA

A ORNA, marca de acessórios Curitibana, foi fundada em março 2014 pelas irmãs Alcântara.

Bárbara é Designer de Produto pela PUCPR e comunicóloga pela UTFPT, Débora é Relações Públicas e Julia Designer com especialização em moda.

Quatro anos antes, em 2010, nascia o blog Tudo Orna, criado pelas mesmas irmãs, e que foi o grande impulsionador para criação da marca ORNA em si. Basicamente, a ORNA é uma extensão em forma de produto físico da plataforma online Tudo Orna. São duas empresas que trabalham em ramos diferentes, porém, uma nasceu da outra.

 

CONCEITO E IDEALIZAÇÃO

O propósito da ORNA é projetar a cidade de Curitiba bem como o Brasil, por meio de produtos feitos à mão e produzidos integralmente de maneira regional, com foco na responsabilidade social, evitando assim o vestuário produzido em massa, o consumo desenfreado, poluição e a mão de obra duvidosa e acredita no slogan: “qualidade acima de quantidade”. Em resumo, a ORNA é adepta ao Slow Fashion, que defende a criação de peças atemporais, feitas à mão com processos artesanais e que envolvem comércio justo.

O ATEMPORAL

Ainda de encontro com o ideal do Slow Fashion, a ORNA preocupa-se, desde o início, a criar produtos que podem ser classificados com um design atemporal. Sendo assim, é normal que a ORNA esteja preparada intelectualmente para as Macrotendências no mundo, entretanto, sem se prender aos modismos passageiros. Dessa forma, a ORNA preocupa-se em desenhar algo que chegue mais próximo a ideia do minimalismo, neutralidade e modernismo na criação de seus produtos.

 


Esse é o vídeo da apresentação da Julia do TCC do curso de Bacharelado em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O nome é ORNA – Criação de Uma Marca Slow Fashion.