Slow Fashion

O slow fashion é um conceito atual que busca produzir moda de forma consciente, sem afetar em demasia o meio ambiente procurando respeitar aspectos sociais e econômicos. Através da busca de novos caminhos que façam do design, confecção e consumo a seguir para uma vertente mais justa e responsável com o planeta e seus pertencentes.

 

Acreditamos que a moda do jeito que conhecemos hoje está ficando obsoleta devido a essa imensa exploração de mão de obra escrava, produtos tóxicos ao ambiente, ritmo desenfreado de produção e descarte sem pensar nas consequências ambientais e sociais. Os produtos e a indústria são vistos só de uma perspectiva: a de como vender mais. Os designers são pressionados, produzindo coleção atrás de coleção de forma absurda, em busca de mais faturamento. Não é esse o nosso objetivo.

A ORNA nasceu com o propósito de projetar a nossa cidade, o nosso país e todas as coisas boas que estão ao nosso redor por meio de produtos feitos à mão e produzidos integralmente aqui.

Nossa produção é 100% nacional e made in Curitiba.

Trabalhamos com moda há 5 anos e quanto mais estudamos o mundo fashion, mais somos adeptas ao slow fashion, que colocamos em pratica na ORNA.

slow fashion defende a criação de peças atemporais, feitas à mão com processos artesanais e que envolvem comércio justo, evitando assim o vestuário produzido em massa, o consumo desenfreado, poluição e a mão de obra duvidosa. Também são práticas comprar de brechós e bazares, preferir peças de qualidade que irão durar mais tempo e desconsiderar tendências (daí o slogan “qualidade sobre quantidade”).

É desafiador, porém, acreditamos que sabendo a origem dos produtos, conseguiremos cada vez mais valorizar o lugar onde vivemos e todas as pessoas envolvidas.

Obrigada por darem atenção a esse texto e se permitirem compreender um pouco mais sobre o nosso propósito.

Bárbara, Débora e Julia Alcântara

slow fashion